Conheça o líder e decacampeão mineiro, América Mineiro

América Futebol Clube, mais conhecido como Coelho ou América Mineiro, é um clube brasileiro fundado em 30 de Abril de 1912, atuando na cidade de Belo Horizonte (MG).

História

O começo da história do clube mineiro foi bizarro, quando jovens de 10 a 13 anos realizaram um sorteio, pois não conseguiram chegar a um acordo sobre o nome do clube, entre Guarany, América, Arlequim e Tymbiras. Alda Meira, sorteou e a equipe foi nomeada como América Foot-ball Club. Esta primeira grafia foi alterada mais tarde para América Futebol Clube, que prevalece até os dias de hoje.

Os fundadores do clube foram Ademar Meira, Afonso Silviano Brandão, Alcides Meira, Álvaro Moreira da Cruz, Augusto Pena, Aureliano Lopes Magalhães, Caetano Germano, César Gonçalves, Francisco Bueno Brandão, Fioravante Labruna, Gersôn de Salles Coelho, Guilherme Halfed, Henrique Diniz Gomes, José Miranda Megale, Leonardo Gutierrez, Leon Roussoulliéres Filho, Oscar Gonçalves e Waldemar Jacob.

Primeira diretoria

 A primeira diretoria do América ficou assim:

  • Presidente: Afonso Silviano Brandão
  • Vice-presidente: Aureliano Lopes de Magalhães
  • Secretário: Adhemar de Meira
  • Secretário e Zelador: Oscar Gonçalves

Decacampeonato

Um dos maiores feitos da história do América-MG, é a conquista dos dez campeonatos mineiros CONSECUTIVOS entre 1916 e 1925, a façanha colocou o clube no livro dos recordes, como a primeira equipe de futebol do mundo a conquistar 10 títulos seguidos. O primeiro troféu de sua história, foi em 1916 e ninguém era capaz de imaginar que, daquele em diante, o América construiria uma das maiores hegemonias da história do futebol mundial.

Jogos – Estadual 1916:

Primeiro Turno:
13/06: AFC 1×3 Yale
18/06: AFC 3×0 Cristovam Colombo
25/06: AFC 4×0 Sport Hygiênicos
16/07: AFC 8×1 Sete de Setembro
30/07: AFC 3X0 Athlético (Decisão do Turno)

Segundo Turno:
10/09: AFC 5×0 Yale
01/10: AFC 4×0 Cristovam Colombo
08/10: AFC 1X0 Sport Hygiênicos
29/10: AFC 3×0 Sete de Setembro
12/11: AFC 4×3 Athlético

Um dos presidentes do América-MG, Afonso Celso Raso, relembra a conquista do Campeonato Mineiro de 1925. O presidente do clube trouxe jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo para jogar na equipe e assustou os adversários.

– Em 1925 aconteceu algo ainda pior. O América-MG montou um esquadrão. Veio um time tão forte que assustou os outros times. O único adversário que todos tinham certeza que podia tirar o time do América-MG era o Atlético-MG, que era um time muito forte. O América-MG ganhou de 4 a 1. Em seguida formaram a seleção mineira para disputar o campeonato brasileiro de seleções. A seleção mineira tinha dez jogadores do América-MG, e venceu a seleção carioca por 6 a 1. Os outros times de Minas se reuniram e entregaram os pontos, todos perderam por W.O., entregaram os jogos para o América-MG. A Liga exigiu que os outros times fizessem um documento, protocolado e assinado por todos, considerando o América-MG campeão. O América-MG foi campeão com um jogo só. E não existe um vice-campeão em 1925 porque todos desistiram.

Protestos

Em 1933, o Coelho era contra fixação do profissionalismo no futebol, acreditavam que o futebol deveria ser amador, chegou a trocar a cor do uniforme para vermelho em forma de protesto.

Na década de 1930 conquistou apenas dois títulos do Torneio Início e o Campeonato Extra.

Estádio reformado e recuperação

A reforma do Estádio da Alameda, em 1948, foi de dar inveja aos adversários, com estruturas magníficas, passou a ter capacidade para 15 mil torcedores. Na reinauguração, aconteceu o Torneio Quadrangular de Belo Horizonte, reunindo São Paulo, América, Vasco da Gama e Atlético-MG. Com um público de 12.500 torcedores presentes e renda de Cr$ 305.750,00. O Coelho foi o campeão.

Em seguida veio a conquista do Campeonato Mineiro invicto, com apenas 2 derrotas e 3 empates em 16 jogos. em cima do Atlético, impedindo o tricampeonato do adversário, apitado pelo árbitro inglês Mr. John Barrick .


O fechamento do departamento de juvenil do América em 1964, por motivos até hoje desconhecidos (departamento reaberto logo no ano seguinte), foi com certeza uma das causas de que o América-MG experimentou uma das piores fases de sua história. Pois teria perdido ao Cruzeiro diversos jovens e promissores atletas, entre eles jogadores de peso, como Tostão, Hilton Oliveira, Vanderlei, o que ajudou o clube rival a montar um time extremamente forte, decretando um profundo enfraquecimento do América.

1971

América começou a década com o pé direito, conquistando o Campeonato Mineiro invicto em 1971. Assim, levou a equipe para a disputa de seu primeiro campeonato nacional.

Independência

Em 1988 começou a novela do Estádio Independência. América e o antigo clube do Sete de Setembro, em gradual processo de desaparecimento, assinaram termo de parceria com o América passando a administrar o Estádio Independência. Durante a reunião, o clube mineiro responsabilizou-se pela manutenção e administração do estádio.

Renascimento do clube

No começo da década de 1990, começou uma nova era, com investimentos em contratações e categorias de base. Vice-campeão do Campeonato Brasileiro Série C. 1992 conseguiu a classificação para a Série A e finalmente conquistou o Campeonato Mineiro em 1993. Em 18 jogos, o América obteve 11 vitórias, 6 empates e apenas 1 derrota.


Nas categorias de base, o América conseguiu o tão esperado título da Copa São Paulo de Juniores, revelando jogadores como Gilberto Silva, que participou de 3 Copas do Mundo à serviço da Seleção Brasileira, Nakazawa, capitão da Seleção Japonesa em 3 mundiais, além do Zagueiro William, que depois passou pelo Corinthians.


O chato foi a punição da CBF, proibindo o América de disputar competições por ela organizada, já que a diretoria entrou na Justiça comum tentando reverter o rebaixamento. Punido, o Coelho fez excursão pela Ásia em 94.

Em 1997 veio o título de campeão do Brasileiro da Série B, colocação que levou o Coelho à Série A, no entanto, o Coelho não conseguiu se manter na divisão principal e foi rebaixado da Série A em 1998. Em 99 retorna a Série A e chega ao vice-campeonato mineiro.

América Mineiro x Milan

6 de agosto de 1997 América Mineiro1 – 1Milan IndependênciaBelo Horizonte
Celso Gol marcado aos 90+2 minutos de jogo 90+2′G. Weah Gol marcado aos 4 minutos de jogo 4′Público: 4 065 presentes
Árbitro: MG Lincoln Afonso Bicalho
Partida histórica

Pela Copa Centenário, fez uma partida contra o Milan-ITA. G. Weah (melhor jogador do mundo pela FIFA em 1995) fez o primeiro gol da partida, o atacante Celso fez um belo gol aos 47 minutos do segundo tempo, terminando o jogo empatado.


Em 2000, o Coelho chegou na final da Copa Sul-Minas e se consagrou campeão em cima do rival Cruzeiro, com o placar agregado de 3×1.

Novo século

No primeiro ano do século, o América vence o Campeonato Mineiro de 2001 com um 5×4 no agregado contra o Galo. Mas não consegue evitar o rebaixamento à Série B e em 2004 cai para a Série C.

Ano de 2005, conquistou a Taça Minas Gerais.

Crise?

Em 2007, o América obtém o pior desempenho de toda a sua história. Termina como último no estadual, sendo rebaixado à disputa da segunda divisão mineira, não obtendo qualificação para disputar nenhuma das séries do Campeonato Brasileiro.

Apenas um susto

Depois do inesperado rebaixamento em 07, o time conquista a Série B mineira e em 2009 triunfa o Brasileiro Série C contra o ASA-AL.


2010 a equipe termina a Série B do Brasileiro em quarto lugar e consegue vaga para a elite, mas como de costume é rebaixada novamente no ano seguinte.

Centenário

No Centenário do clube, o América reinaugura seu estádio que passa a se chamar Arena Independência, com capacidade para 23.018 torcedores. O dia 30 de abril de 2012 foi marcante na história, pois a Federação Mineira de Futebol legitimou definitivamente o decacampeonato do Coelho.  Ainda nesta temporada, o América voltou a disputar uma final do Mineiro e ficou com o vice-campeonato.


Sem muitas conquistas nos anos de 2013 e 2014, o Coelhão voltou a brilhar no final de 2015 garantindo o acesso à Série A. Lembrando que o acesso só não veio antes, em 2014, devido a erros administrativos e má vontade da CBF, eu dificultou ao máximo as ações do Clube.

2016, ano importante

Ano importante? Sim, quebrou um jejum de 15 anos sem conquistar o Campeonato Mineiro, com um gol milagroso de Danilo aos 38 minutos do segundo tempo.

Marcou também a inauguração da primeira loja oficial do América:

O Conselho de Administração do América espera realizar um grande sonho da torcida americana, que é ter um lugar, um espaço onde se consegue adquirir produtos licenciados pelo Clube, se tornando ai em mais um ponto de encontro da ‘Família América’. – Site Oficial do América Mineiro.

2017

No dia 25 de novembro de 2017, conquistou o segundo título do Campeonato Brasileiro Série B após 20 anos, título coroou uma campanha história ao longo da competição, com 20 vitórias em 38 rodadas e apenas 5 derrotas. Conseguiu o título na última rodada, vencendo o CRB por 1 a 0, com gol do capitão Rafael Lima, com um recorde de 22.481 torcedores.

O ano seguinte não foi um dos melhores, com a saída do mineiro pela semi-final, eliminação pelo Palmeiras na Copa do Brasil e outra vez é rebaixado à Série B, para tristeza da forte torcida.


Frustração, mas garra até o fim

Coelho caiu na semi-final novamente pelo mineiro contra o Cruzeiro, na Copa do Brasil, o Coelho decepcionou e caiu diante do Juventude-RS, na segunda fase. Pela Série B, a equipe começou a competição com péssimas atuações, o time esteve quase todo o tempo não apenas no Z-4, mas na lanterna da Série B sob o comando de Maurício Barbieri, o time cresceu de produção com a chegada de Felipe Conceição e brigou pelo acesso até a última rodada. Mas infelizmente, não conseguiu a tão sonhada classificação, uma simples vitória contra o São Bento na última rodada do campeonato era o suficiente, contudo perderam de 2×1 em uma partida empolgante no Estádio Independência e acabaram na 5⁰ posicão.

Foto: Reproducão/Twitter @americamg

Seja bem-vindo ao LGA Futebol!

Obrigado!

Avalie nosso site(obrigatório)

Publicado por LGA Futebol

Estudante de 14 anos que espera ser um grande jornalista

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora